sábado, 24 de setembro de 2011

ANA CRISTINA VIDEIRA, a autora dos originais dos grupos JOTAS e AS CORES

Ana Cristina Videira

Livro PAPAGAIO DE PAPEL
Natural de Lisboa, a autora afirma que a poesia está presente na sua vida desde a infância. Muito embora escreva noutras vertentes é uma escritora direccionada para os mais novos. Na poesia consegue obter um género poético com preparação de rima e métrica, o que faz com que tenha mais de uma centena de poemas musicados e cantados por crianças e jovens do país. Mentora dos grupos musicais “JOTAS”, “AS CORES”, que trabalham originais de sua autoria. Escreve com assiduidade e é membro do "Mensageiro da Poesia - Associação Cultural Poética" do Seixal. Desempenha funções como jornalista num jornal local. Acumula funções na organização de eventos, elaboração de guiões e apresentação de espectáculos com as instituições da sua freguesia, nomeadamente no Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e ainda trabalha como Adm&Financeira a tempo inteiro.

Em Junho de 2007 lançou o seu primeiro livro de poesia “Laços” pela Corpos Editora, com a particularidade de os poemas estarem todos musicados e cantados pelas “JOTAS”. Participa com os seus poemas, em concursos de poesia VENCENDO muitos deles, participa em festivais da canção a nível nacional e ilhas, obtendo destaque nos PRÉMIOS OBTIDOS nesses certames. Participou com poesia, no Livro do IV Concurso do Mensageiro de Poesia, lançado em 2008.

Em 2009 foi destacada pelo CCRAM com o prémio “SÓCIO DO ANO” e “PRÉMIO DA CULTURA” . Foi também vencedora do concurso “HINO DA SEIXALÍADA” da Câmara Municipal do Seixal.

Em 2010 lançou o seu segundo livro editado pelo CCRAM “Laços de (en)cantar” acompanhado de CD musical, onde a temática é "educar para os valores".
Em Abril 2011 o CCRAM destaca mais uma vez a autora com o projecto “Laços de (en)cantar” e os grupos que o integram: JOTAS e AS CORES, com a Menção Honrosa “COLECTIVO 2010” pela Dedicação e Talento.
Uma vez ligada aos espectáculos, apresenta muitos deles elaborando os próprios guiões, desde 2008, como: Desfile de Moda Sénio do Seixal; Gala de Canções do ZecaAfonso; Festas Culturais do CCRAM; Festa de Amora - Palco 2; Festas de Corroios - artistas do Palco Liberdade etc.
Colabora ainda com a Agência de Moda KModels sendo a R.P de Lisboa e arredores, no apoio aos eventos fotográficos.
Uma mulher de desafios, que reside e trabalha no concelho do Seixal, que quer continuar a alimentar o sonho e a esperança dos laços que a unem à escrita.

Sem comentários: